domingo, 29 de maio de 2011

Dodô

EXTINTO. Em 1681, aproximadamente, ele foi extinto pelos homens, cachorros, ratos e macacos introduzidos pelos europeus na ilha. O dodô não foi o único pássaro de Maurício que foi extinto nos últimos séculos... Das 45 espécies de pássaros originalmente encontradas, somente 21 ainda sobrevive. Duas espécies de pássaros intimamente relacionadas ao dodô também foram extintas: o "Reunion Solitaire", extinto em 1746 e o "Rodrigues Solitaire" (em 1790), cujo nome científico é Pezophaps solitaria e está representado no selo abaixo, emitido uma série de 15 selos regulares de 16/03/1965, com valor facial de 2,50 Rúpias (Scott: 288).

domingo, 15 de maio de 2011

Lobo Guará

Esse canídeo grande e de aspecto elegante é encontrado na América do Sul. Parece mais uma raposa do que um lobo, devido às suas pernas longas e finas. À noite, eles ficam debaixo as árvores, como que esperando que as frutas caiam. Solitários , eles se juntam no máximo aos pares. Seus gritos são ouvidos a grandes distâncias.

Jaburu

Jaburu (Jabiru mycteria), uma das maiores aves da América do Sul e o símbolo do Pantanal, além do seu tamanho, chama a atenção pelo seu enorme ninho feito de galhos de arbustos secos, construído em árvores como o "manduvi" (Sterculia striata),"piúva" (Tabebuia impetigosa) ou em troncos de árvores mortas. 

O Jaburu é uma ave de corpo robusto e chega a medir 1,15m de altura. O bico, grosso e afilado na ponta, tem 30 cm de comprimento.

Panda Gigante

Eles não hibernam e passam o verão nos altos platôs do Tibete oriental. Alimentam-se quase que exclusivamente de folhas tenras e brotos de bambu, que levam à boca com as patas dianteiras.
As fêmeas têm um único período fértil por ano e a cada gravidez elas conseguem gerar apenas dois filhotes, que estão sujeitos a acidentes fatais quando ainda pequenos. Não é raro a mãe sufocar o filho por excesso de carinho, ou então esmagá-lo ao adormecer distraidamente sobre ele. Ao nascer, o panda mede somente 10 centímetros e pesa menos de 100 gramas.

Águia Americana

 A águia americana adulta é facilmente reconhecida pela cabeça, pescoço e cauda brancos. As águias mais novas têm acabeça e a cauda marrons.Elas formam casais permanentes e quando os filhotes conseguem voar e caçar sozinhos, são expulsos do ninho pelos pais que lhes negam .Apesar de ser o símbolo nacional dos Estados Unidos, a águia-americana está ameaçada de desaparecer. A caça, o envenenamento por mercúrio e a destruição de seu habitat natural são as causas da sua ameaça de extinção na América do Norte.

Atum

De Cada lado da sua grande cauda, o atum possui uma espécie de quilha que parece uma máquina de ceifar. Por causa dessa forma, ele pode fazer voltas repentinas quando caça pequenos peixes e lulas. Esse sistema serviu de modelo para a construção de navios. Logo à frente da hélice da embarcação, um engenheiro naval colocou um dispositivo semelhante ao do atum e, dessa forma, o navio passou a fazer curvas com o dobro da velocidade anterior.

Borboleta-de-quatro-perna



Pulando de flor em flor, este bonito inseto preto e alaranjado parece-se muito com a borboleta-monarca. Mas este é mais um dos casos em que as aparências enganam. Tanto uma quanto outra têm coloração preta e alaranjada, mas os desenhos formados nas asas são diferentes nas duas espécies.
A borboleta-de-quatro-pernas é considerada uma mimetização da borboleta-monarca. Isto funciona como uma forma de proteção, desenvolvida durante um longo período de evolução dessa borboleta.


Krill

Durante todo o verão antárctico, os krills são tão numerosos que cerca de 150 milhões de toneladas desses crustáceos  são consumidas em alguns meses pelas baleias. Certas focas, numerosas espécies de aves marítimas e de peixes também se regalam com os krills.
"krill" é uma palavra de origem norueguesa que significa coletivamente várias espécies de camarões antárcticos, dos quais a espécie mais abundante é a Euplausia superba. À luz do dia, ele é bem parecido com o camarão comum; no escuro, o krill emite uma luz azul esverdeada por meio de cinco pares de órgãos luminosos repartidos da base dos olhos ao abdome.

Coral

As Corais são da mesma família das Najas e Mambas (Elapidae), e possuem um veneno neurotóxico muito potente. É a Cobra mais venenosa do Brasil, mas não é o maior responsável pelos acidentes ofídicos, com uma taxa de 1% de casos.Se alimenta de outras cobras (menos a Cascavel), e peixes. 

Arapapá

Na cabeça ela tem uma poupa comprida de plumas negras, normalmente achatadas em direção à nuca, mas que eriçam com a menor inquietação da ave.
Ao nascer, os filhotes de aves costumam ter um "dente de ovo". É um prolongamento da parte superior do bico que o filhote usa para quebrar a casca de ovo. Esse dente cai pouco tempo depois. Algumas espécies não têm esse dente, mas o arapapá, por sua vez, possui dois deles, um em cada mandíbula.


Aranha Armadeira

As estatisticas demonstram que a maioria dos acidentes ocorre dentro de casa, nos quintais, jardins (quando se removem utensílios) e, principlamente, em casas campestres e de veraneio. Escondidas dentro dos sapatos, costumam picar os dedos dos pés da vítima.Todas as espécies são causadoras de acidentes pois ao se sentirem ameaçadas procuram picar. Ela existe em toda América do Sul. Pelo fato de abrigarem-se em cachos de banana são exportadas para outros países.

Arara Azul

As araras maiores e mais coloridas são encontradas nas florestas tropicais das Américas. São freqüentemente caçadas e mantidas em cativeiro. Existem 18 espécies de arara, todas com bico forte, língua carnosa e cauda longa em forma de espada. O bico forte permite que elas escavem o tronco das árvores para comer larvas de insetos. 

terça-feira, 3 de maio de 2011

Axalotle

A rã e a maioria dos anfíbios saem da água quando adultos. O axalotle, porém, passa toda a sua vida na água, como um peixe de quatro pés. Além disso, permanece no seu estado larval, o que, no entanto, não impede sua reprodução. Como pode ocorrer isso? O segredo foi revelado no Zoológico de Paris. Com a mudança de ambiente, os axalotles mudaram de cor e se tornaram salamandras - afinal, adultos! E tudo ficou claro. O axalotle é de fato uma salamandra que não chega à sua forma adulta, ao menos na aparência.

Lêmure-de-Cauda-Anelada


 lêmure-de-cauda-anelada é um animal pequeno e agradável, de disposição pacífica, que se adapta ao cativeiro. Em cativeiro, os lêmures ou mococos reproduzem-se normalmente, são brincalhões e gostam de carinho. Infelizmente sua carne é muito saborosa e, por isso, esses animais são muito caçados. Os lêmures são primatas aparentados com os macacos e com os antepassados do homem.

Musaranho Elefante

Esse estranho insentívoro é tão bem esquipado para caçar insetos que consegue apanhá-los em pleno vôo. Qual é a sua arma? É uma tromba móvel, que na verdade constitui uma extensão do focinho e que pode se movimentar em qualquer direção. O musaranho elefante também tem as pernas traseiras longas; por isso ele pode saltar como um canguru assim que localiza um mosquito. O focinho comprido também lhe serve para escavar o chão e as 
rachaduras das rochas.

Louva-a-Deus

O Louvadeus é um inseto carnívoro, ou seja, ele se alimenta de outros insetos como mosquitos. Ele tem olhos muito desenvolvidos e por isso enxerga muito bem, o que ajuda quando precisa caçar para se alimentar. Suas patas dianteiras (da frente) são usadas para caçar. O louvadeus fica parado nas plantas esperando. Quando um outro inseto chega perto, ele rapidamente pega este mosquito ou borboleta com suas patas.

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Baleia Azul

A baleia azul possui um corpo alongado, hidrodinâmico, com sua barbatana dorsal pequena e triangular. Sua cauda é considerada pequena em proporção ao seu grande tamanho e suas barbatanas dorsais são finas, alongadas e compridas. São os maiores animais da Terra, podendo chegar ao peso de 145 a 160 toneladas. Seu antepassado direto foi o maior animal já existente na chegando a 175 toneladas de peso. Seu corpo é liso, formado por uma pele macia de coloração cinza-azulada, com manchas azuis mais claras espalhadas pelo corpo, por isso o nome Baleia Azul.

Bicho Pregiça

A preguiça gosta de aproveitar seu tempo. Anda bem devagar e nada perturba o seu sossego. Ela dorme o dia inteiro nas árvores, pendurada num galho pelos quatro pés, de costas para o chão, e com a cabeça pendida sobre o peito. A preguiça fica nessa posição durante horas, sem se mexer. Sua reações, sua digestão e até sua respiração são lentas.
Esse mamífero de hábitos noturnos vive em pequenos bandos nas florestas tropicais úmidas da Guianas, Venezuela e Nordeste do Brasil. Desce das árvores só quando é obrigado.

Anta

 Á  anta ou tapir tem a forma de um porco, pé de rinoceronte, cascos de boi e o focinho como uma pequena tromba de elefante.É um bicho pacífico, tímido, que se esconde durante o dia e sai a noite para comer folhas, ervas e raízes. Somente a fêmea, bem maior que o macho, desafia qualquer um que tente atacar seu filhote. A anta esconde-se na água. O macho adulto isola-se como o javali mas é muito mais cauteloso. Os demais vivem em grupos. Os jovens também têm pelo curto e espesso, mas coberto de manchas e listras longitudinais que desaparecem quando o animal cresce.  

Cupin Africano

Quinze metros de circunferência na base e quase 8 metros de altura: este poder ser o tamanho de um ninho de cupim africano, com todas as suas torres e picos. Por dentro ele é confortável,com ventilação, temperatura e umidade cuidadosamente controladas. Nem todos os cupins moram em casas tão espetaculares. 
Alguns fazem ninhos nos galhos das árvores. Outros cavam túneis nos troncos das árvores e debaixo da terra. A maioria das espécies vive nos trópicos, mas há algumas delas nas áreas temperadas da Europa e dos Estados Unidos. 

Estrala do Mar

Com a estrela-do-mar ocorre um fato estranho. Algumas espécies são capazes de regenerar-se. Se um dos braços é separado do corpo ele é substituídos, enquanto um novo organismo completo crescerá do braço isolado. Esse processo de regeneração constitui um problema para os criadores de ostras. 

Viuva negra

 A viúva-negra tem péssima reputação e não é sem razão: sua picada é realmente perigosa. Provoca dores, cãibras e distúrbios nervosos, ou até a morte, no caso de pessoas debilitadas. Na verdade, só algumas fêmeas são grandes o bastante para serem perigosas; geralmente, elas não são agressivas e sua primeira reação ao perigo é se esconder. 

Bicho-da-seda

O bicho-da-seda é a larva de uma espécie de mariposa (Bombyx mori) usada na produção de fios de seda. Este insecto é nativo do Norte da China mas encontra-se actualmente distribuído por todo o mundo em quintas de produção de seda, denominada sericicultura.
O bicho-da-seda quando nasce tem apenas cerca de 2,5 mm de comprimento. Durante 42 dias ele como sem parar, sofre quatro metamorfoses - ovos, lagartas, pupa e adulto - e tem seu peso original aumentado em 10.000 vezes.

Perereca

 A família das Racoforídeas, a qual pertence a perereca, compreende cerca de 150 espécies. Esses anfíbios possuem na extremidade de cada dedo pequenas almofadas adesivas com que se prendem facilmente aos galhos. Além disso, são dotados de membranas elásticas, estendidas entre, que formam uma espécie de pipa. Encurvando o tórax e estendendo as pernas, as pererecas podem realizar vôos de quase dois metros.

Cascavel

As Cascavéis são perigosas, mas não agressivas, fugindo rapidamente quando avistadas. Diferente de seus parentes da América do Norte, que possuem em seus venenos propriedades proteolítica (necrosante), a nossa Cascavel possui veneno neurotóxico (que atua no sistema nervoso), fazendo com que a vítima tenha dificuldades de locomoção e respiração.

Elefante Africano

Quando sai em busca de água, uma manada de elefantes pode derrubar todas as Árvores e obstáculos que estejam à sua frente. Esses tratores do reino animal possuem uma força extraordinária. Se não conseguem quebrar um galho, simplesmente arrancam a árvore inteira. O elefante africano, porém, é um animal pacífico que nunca ataca, a menos que se sinta em perigo.

Camaleão

O camaleão se movimenta com extrema lentidão. Para apanhar sua presa, utiliza a língua como se fosse um laço. Consegue, com a velocidadade de um raio, estender a língua quase um metro. O inseto fica preso na ponta pegajosa da língua e logo é tragado. Só com fotografias de alta velocidade é que esse processo pode ser estudado em detalhe.
Existem cerca de oitenta espécies de camaleão, a maior parte delas na África, ao sul do Saara.

Tigre de Bengala

Os tigres brancos não são albinos nem são uma subespécie separada, mas sim o resultado de um gene recessivo . Eles têm olhos azuis, um nariz rosa, e fundo branco cremoso com listras de cor chocolate. Os tigres brancos nascem de tigres comuns (Panthera tigris) e são muito raros no estado selvagem.Eles ficam normalmente situados no Sudeste do Continente asiático e na Índia central e sulista. 

Gueopardo


Esse animal corre muito: pode alcançar a velocidade de 110 quilômetros por hora.
Mas um bom cavalo pode superá-lo. Sua especialidade é o ataque de surpresa. Como se surgisse do nada, ele cai sobre um rebanho que pasta e mesmo animais ágeis como a gazela, o antílope, a zebra, o avestruz e o gnu não podem escapar.
Geralmente prefere caça pequena. É um animal solitário, embora às vezes cace aos pares.  
Sua velocidade é uma proteção.

Rinoceronte

Rinoceronte, nome comum dado a certas espécies de ungulados de dedos ímpares, cuja característica mais notável é a presença de um ou dois chifres, que na verdade são excrescências da pele. São animais grandes, pesados, de corpo robusto e patas curtas.
Cada pé tem três dedos funcionais, cobertos por uma unha parecida com um casco. A pele é grossa, de cor cinza ou castanha, segundo a espécie. Pode viver até os 50 anos, se morrer naturalmente. Pode alcançar a velocidade de 45 km/h.

Girafa


Nome Científico: Girafa camelopardalis angolensis
A girafa é um mamífero ruminante de grande porte. Vive nas regiões secas e com árvores dispersas situadas nas savanas africanas do sul do deserto do Saara. Elas são caçadas para extração de sua pele, grossa e resistente, mas atualmente a espécie é protegida. Fêmeas e machos são providos de dois ou quatro chifres curtos, rombudos e cobertos de pele veludosa. A língua é longa (chega a medir até 40 cm de comprimento) e flexível. Utilizam-na, junto com o lábio superior, para arrancar as folhas dos ramos mais altos das acácias, que constituem um de seus principais alimentos. Cada animal tem seu próprio padrão de manchas.